Pages

22/03/2017

Alimentação: Carne vermelha


Recentemente, acompanhamos o escândalo que grandes frigoríficos tem protagonizado no nosso país. O problema é que estariam usando substâncias cancerígenas em carnes podres, para prolongar a duração das mesmas. Até mesmo papelões estariam sendo utilizados no processo realizado. Tudo isso me fez repensar algumas coisas sobre minha alimentação.

A carne vermelha é uma fonte rica de proteínas e vitaminas para o corpo, o que a torna fundamental para uma dieta saudável. Por outro lado, se consumida em excesso pode prejudicar o corpo, devido a grande quantidade de colesterol e gorduras saturadas. Existem os veganos, vegetarianos, lacto-vegetarinos, e várias categorias que não consumem carnes vermelhas ou derivados. Mas os praticantes desse estilo de vida, por mais que consumam outros alimentos também nutritivos, acabam que tendo algumas taxas baixas. 

O melhor a se fazer, para praticar uma vida saudável e ter uma boa alimentação, é procurar o equilíbrio. Pensando nisso, eu convenci a minha família a comermos carne (branca ou vermelha) somente três vezes por semana, para tentarmos ter hábitos melhores. Segundas, quintas e domingos comemos carne e nos dias restantes buscamos outras opções.

Aqui em casa todos gostamos muito de um bom churrasco, uma carne gorda, e confesso que tem sido difícil. Mas por esse tipo de preferências, todos temos colesterol alto e anexado ao sedentarismo acabam que gerando problemas de saúde. É nessa hora que devemos mudar, procurar melhorar!

Esses são os cortes com mais gordura e os mais magros:

Cortes magros                                                        Cortes gordos 

Patinho - 7 gramas de gordura                                
Acém - 11 gramas de gordura 
Maminha - 7 gramas de gordura                            Alcatra - 12 gramas de gordura 
Músculo - 7 gramas de gordura                             Contra-filé de costela - 13 gramas de gordura 
Lagarto - 9 gramas de gordura                               Cupim - 13 gramas de gordura 
Filé mignon - 9 gramas de gordura                        Picanha - 20 gramas de gordura 
Coxão duro - 9 gramas de gordura                         Fraldinha - 26 gramas de gordura 
Coxão mole - 9 gramas de gordura                        Costela - 28 gramas de gordura 

Tudo é questão de equilíbrio. Eliminar carnes do cardápio iria ser muito difícil e logo desistiríamos, por isso é necessário procurar se adaptar ao que seu corpo pede. Vou deixar alguns links para quem se interessar pelo assunto para entender melhor os prós e contras da carne vermelha na dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário